
Quem é o Pr. Thiago Carneiro?
Natural do Rio de Janeiro, Pr. Thiago Carneiro é casado e tem um filho. Formado em teologia e especialista em terapia, é pastor há cinco anos e atualmente coordenador da Escola Bíblica da Novo Tempo na Associação Rio Sul atendendo cerca de 80 mil interessados vindos do Sistema Novo Tempo de Comunicação.
O valor que Deus vê em você
Gênesis 1:1 “No princípio Deus criou os céus e a terra.”
Hoje, meu coração me leva a falar sobre algo que permeia nossa sociedade: um profundo vazio existencial. Muitos se perguntam: “Será que sou amado? Minha vida faz algum sentido? Tenho algum objetivo neste mundo?” Esse sentimento, por vezes, é resultado de uma construção social, de experiências que, desde cedo, nos levam a complexos de inferioridade e rejeição.
Sabem, nosso inconsciente registra tudo, e eu digo 400%! Coisas que ouvimos, que vivemos, desde a infância. Lembro-me de um caso real de um adulto que, com mais de 40 anos, dava a volta no bairro para não passar em uma rua escura. Por quê? Aos dois anos, ele sofreu uma tentativa de assalto em uma rua escura, e seu inconsciente registrou: “Rua escura = perigo”. Esse registro negativo o travava, mesmo sem ele saber a razão. Assim também, palavras depreciativas, como “você é burro” ou “você não serve para nada”, ficam gravadas e nos fazem sentir incapazes, mesmo que tenhamos muitas habilidades. Conheço pessoas, como um ajudante de pedreiro, super habilidoso, mas que não se sente capaz de assumir uma obra sozinho, porque em algum momento ouviu demais que não era capaz. Traumas e registros negativos nos impedem de evoluir na vida.
Veja o que está escrito em Gênesis 1:1. “No princípio criou Deus os céus e a terra.” A palavra hebraica para “criou” aqui é “bará”, que significa criar do nada, sem matéria existente. Deus, com o poder da Sua palavra, fez tudo aparecer: os mares, o sol, as aves, os animais… tudo surgiu por Sua ordem.
Entretanto, quando chegamos à criação do homem, a narrativa muda. Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.” O verbo não é mais “bará“, mas sim “yatza“, que significa criar com existência de matéria, como um oleiro modelando o barro. Deus, em um ato de amor e afeto, tocou o “boneco”, soprou em suas narinas. Isso mostra o quanto somos especiais para Ele, desde o princípio da vida, e que Ele deseja um contato afetivo conosco.
O amor, meus irmãos, não pode ser só de palavras; ele precisa se materializar em ações. Assim como um marido que agride não ama de verdade, ou uma esposa que não honra. Deus materializou Seu amor por nós, não só nos moldando com Suas próprias mãos, mas também dando Seu Filho unigênito, como diz João 3:16. Mesmo sendo pecadores e não merecendo, Ele nos amou e agiu.
E é aqui que quero tocar num ponto crucial: o perigo do que pensamos de nós mesmos e o que os outros pensam de nós. Podemos nos achar bons demais ou não prestar para nada, ou nos retrair pelo medo do abandono e da rejeição alheia. Mas, Jeremias 29:11 nos lembra: “Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar esperança.”
Deus sabe de todas as nossas fraquezas, nossos medos, cada fio de cabelo de nossas cabeças. E mesmo assim nos ama, nos aceita, e tem o melhor para nós. Ele nos considera o ser mais precioso desse universo. O convite, portanto, é para que você se sinta abraçado pela graça de Deus, sabendo que Ele o ama incondicionalmente e tem um propósito especial para a sua vida!

Ouça abaixo uma breve entrevista com o Pr. Thiago Carneiro, sobre seu trabalho como coordenador da Escola Bíblica Novo Tempo. Você pode acessar a página ficial da EBNT clicando → aqui.
Motivos de oração
- Ana Cristina agradece pelas conquistas acadêmicas
- Zilmaragradece pela semana e pede oração pela campanha de colortagem da Joeva
- Cláudia Araújo gradeçe pela saúde, emprego e por tudo que Deus tem feito em minha vida. Também pede oração pela saúde de uma amiga;
- Alexandre Magno pede oração pela saúde da irmã Alessandra;
- Berenice Fernandes pede oração pela família do seu irmão André que está passando por uma crise;
- Rosane França pede orações pela saúde de seu pai Ângelo com 95 anos;
- Alice pede pelos alunos da Escola Bíblica Novo Tempo.
