Quem é o Pr. José Marques?

Natural de Ribeira do Amparo/BA, o Pr. José Marques tem 66 anos, é casado há mais de 40 com Marluza Marques e tem três filhos. Formado em Teologia, foi pastor de várias igrejas do Espírito Santo por 35 anos e há cinco anos está jubilado. É adventista há quase 60 anos e seu verso bíblico preferido é 1Co 2:9 “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

Oração: nossa chave para a ação de Deus

Salmo 115:16 “Os mais altos céus pertencem ao Senhor, mas a terra ele a confiou ao homem.”

É uma alegria estar aqui para falarmos sobre uma verdade poderosa que, à primeira vista, pode parecer um mistério: por que Deus, sendo todo-poderoso, onisciente e onipresente, precisa da nossa oração?

A resposta nos leva a Gn 1. Deus criou o homem e a mulher para serem Seus administradores aqui na Terra. O Salmo 115, verso 16, é muito claro: “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens.” Deus decidiu que Sua interação e ação aqui na Terra se dariam através do ser humano. E, de uma forma muito específica, essa interação se dá através da oração.

O problema surgiu quando Adão, em sua desobediência, entregou o domínio da Terra para Satanás. A Bíblia diz que nos tornamos servos daquele a quem obedecemos. Com isso, criou-se uma barreira na comunicação e na ação de Deus. É por isso que Deus “precisa” da nossa oração: precisamos autorizá-Lo a entrar em ação! Imaginem Satanás chegando diante de Deus e dizendo: “Você não pode interferir na vida de fulano, não pode ajudar beltrano!” Mas se oramos, Deus tem a “autorização” para agir em nossa vida e na vida daqueles por quem intercedemos!

Vejam o exemplo de Elias, em 1Rs 17 e 18. Deus queria enviar chuva, mas Elias precisou interceder sete vezes! Deus não poderia simplesmente fazer chover? Sim, Ele é soberano, mas escolheu trabalhar através da intercessão humana. Elias orou persistentemente, e a chuva veio. É uma evidência clara de que Deus precisava de alguém que intercedesse para que Ele pudesse agir.

No Novo Testamento, Jesus reforça isso em Mt 9:35-38. Ele olhou para a multidão, viu a “seara grande”, mas os “ceifeiros poucos”. E qual foi a Sua instrução aos discípulos? “Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Mais uma vez, Deus espera a nossa oração, a nossa intercessão, para mandar trabalhadores para o campo missionário.

E não basta uma oração superficial. Escritores como Ellen White e outros homens e mulheres de oração nos lembram da importância da prece persistente e fervorosa. Não é pedir uma vez e deixar para lá. A oração que persiste coloca o suplicante em uma atitude mais fervorosa, aumentando o desejo de receber o que se pede. O sentimento de nossa necessidade nos induz a orar com fervor, e nosso Pai Celestial é movido por nossas súplicas.

Queridos, faz parte do plano de Deus nos conceder, em resposta à oração da fé, aquilo que Ele não outorgaria se não pedíssemos. É um mistério da Sua vontade, mas Ele sabe por quê, e nós, como Seus filhos, devemos obedecer.

Então, quando você pede: “Fulano, ore por mim”, ou quando oramos uns pelos outros, estamos autorizando Deus a agir dentro daquele assunto. É um chamado ao nosso despertamento espiritual, uma motivação para orar incansavelmente uns pelos outros. Deus está ali, na porta, esperando nossa manifestação, nossa oração de súplica ou de gratidão, para que Ele possa abrir essa porta e derramar Suas bênçãos.

Que esta mensagem nos desperte e nos motive a orar com mais intensidade, sabendo que, através de nossa oração, estamos convidando o Todo-Poderoso a agir em nossa vida e na vida daqueles por quem intercedemos.

Motivos de oração

  • Carmelinda Tavares pede oração por reavivamento e pela família e por Bia, qua aceitou um nvo ministério na igreja;
  • Pr. José Marques pede oração pela família, especialmente pelos irmãos;
  • Conceição pede por uma causa na justiça;
  • Aline Damasceno pede oração pela minha família, familiares e amigos, para que Deus continue abençoando nossa vida;
  • Pr. Jafé Chaves pede oração pelos Desbravadores para que façam uma boa viagem e tenham um ótimo Campori.