Natural de Juazeiro do Norte/CE, Pr. Gilvane Ludgero é casado com Analice de Oliveira Ludgero e tem sete filhos. Formado em Teologia e psicologia e tem anos de experiência em atendimento pastoral e clínica psicológica com abordagem comportamental e psicanalítica.
Vivendo pelo Espírito: o fruto de Gálatas 5
Gálatas 5:13-15 “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. 14 Toda a Lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. 15 Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.”
Ao abrir em Gálatas 5, destaco a importância de vivermos guiados pelo Espírito Santo. O capítulo contrasta as obras da carne, que nascem dos desejos egoístas e afastados de Deus, e o fruto do Espírito, resultado de uma vida rendida a Cristo. Falei sobre como somos chamados a cultivar atitudes como amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Esses frutos não surgem naturalmente, mas pela ação do Espírito em nós quando nos dispomos a viver sob Sua orientação.
Caminhar pelo Espírito é uma jornada diária de decisões: escolher perdoar, ser gentil, buscar a paz, mesmo diante de situações desafiadoras. Muitas vezes, tendemos a julgar os outros de acordo com atitudes, erros ou conflitos, esquecendo de olhar para as pessoas como Cristo as enxerga, com graça e compaixão. Meu desejo é que Deus nos dê olhos e mente de Cristo, sensibilidade para agir com empatia e graça, e que não vejamos ninguém como competidor, pois a vida no Espírito não é uma corrida de rivalidade, mas um chamado para alimentar e fortalecer a comunhão.
A plenitude desta caminhada só será plenamente experimentada quando Cristo voltar, mas, até lá, nossa meta é avançar nessa direção, buscando viver conforme o Espírito. Oro para que todos nós permaneçamos firmes nessa jornada, agradecendo ainda pela oportunidade e pelo privilégio de partilharmos este tempo juntos.