Quem é Pr. Rosivaldo Almeida?

Natural de Itabuna-BA, Rosivaldo Almeida é casado com Luciana Almeida e tem uma filha. Bacharel (2007) e mestre (2016) em Teologia, tem tem especializações como neurocientista, neuropsicopedagogo, neuropsicólogo, psicologia do adolescente e psicologia hospitalar. Também é especialista em gestão de pessoas, gerenciamento de crise e terapia familiar e é autor do livro Transformando Crises em Oportunidades (2015). Atualmente está concluindo um doutorado em psicologia. Convertido há 35 anos, seu verso preferido é Jó 42:2 “Sei que tudo podes e nenhum de seus planos podem ser frustrados”.

Aprovação Diante de Deus

2Timóteo 2:15. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (Almeida Revista e Atualizada)

Me impressiona como vivemos em busca de aprovação. O mundo exige que eu seja bem-sucedido, bonito, inteligente e reconhecido. Redes sociais e a sociedade me pressionam a alcançar um padrão de perfeição que, muitas vezes, é inalcançável. Mas, será que a aprovação mais importante não é a de Deus?

A Bíblia me ensina que ser aprovado por Deus é o que realmente importa. Em 2Timóteo 2:15, sou lembrado de que devo ser um obreiro aprovado, alguém que maneja bem a Palavra da verdade. Isso significa que devo conhecer as Escrituras e aplicá-las à minha vida. Não basta apenas ouvir ou ler a Bíblia; preciso vivê-la.

Percebo que minha identidade e meu valor não estão no que os outros pensam de mim, mas no que Deus pensa. Ele já me escolheu antes mesmo de eu nascer, como está em Jeremias 1:5. Isso me dá segurança para continuar, mesmo quando enfrento desafios ou sou criticado.

Outro ponto essencial é a influência do ambiente na minha vida espiritual. Estudos científicos mostram que o ambiente pode moldar até minha genética. Se me cercar de influências negativas, minha fé pode enfraquecer. Mas se me conectar com Deus e com pessoas que compartilham da mesma fé, minha vida será fortalecida. Por isso, a igreja é tão importante. Ela é minha rede de apoio, um lugar onde posso crescer espiritualmente e ajudar outros a fazerem o mesmo.

No entanto, viver para Deus exige escolhas. Paulo me alerta para não me envolver em disputas desnecessárias ou me deixar levar pelas paixões da juventude (2Timóteo 2:22). Isso significa que preciso fugir de tudo o que pode me afastar de Deus. Em um mundo que valoriza impulsividade e emoções momentâneas, sou chamado a ser sensato e equilibrado.

Além disso, Deus me convida a ser uma luz para os outros. Minha vida deve refletir Cristo ao ponto de inspirar arrependimento e transformação naqueles que me cercam. O verdadeiro testemunho não está apenas em palavras, mas em atitudes. A maneira como trato os outros pode gerar arrependimento e levar pessoas à sensatez.

Hoje, decido que minha prioridade será agradar a Deus, não ao mundo. Sei que não sou perfeito, mas busco a aprovação d’Ele acima de tudo. E essa aprovação não vem de status, riqueza ou reconhecimento humano, mas de um coração disposto a seguir Sua vontade.

Minha mente pertence ao Senhor. Minha identidade está em Cristo. E sei que, ao permanecer n’Ele, serei sempre vencedor, mesmo perdendo algumas batalhas.

Lista de oração desta Hora Tranquila

  • Thayna Campos agradece pelas boas notas na faculdade e pede pela família;
  • Alexandre Magno agradece pela vida e amor divino e pede pela saúde, trabalho e projetos em andamento;
  • Rosângela agradece pela prosperidade da filha e pede pela saúde de Lerinda, pelo cunhado e pela saúde espiritual da Igreja de Parque Maíra;
  • Eníria agradece por encontrar o óculos;
  • Betão pede pela saúde de Nathália;
  • Ivanildo agradece pela saúde e pelo trabalho;
  • Daniela Torre pede defesa do doutorado do esposo;
  • Marta Santos pede pela família.