Este espaço é destinado aos alunos que se encontram semanalmente para estudar a Bíblia no Espaço Novo Tempo de Volta Redonda. Fará mais sentido se você estiver conosco nos encontros presenciais. Rua Primeiro de Maio, 105 – Aterrado, Volta Redonda/RJ.

Abaixo você encontra vídeos, textos, podcasts, estudos bíblicos e outros recursos para aprofundarmos a nossa pesquisa e debate do tema estudado. Ah, lembre-se de fazer o quiz após cada pesquisa ou estudo, ao final da temporada você estará concorrendo a um presente preparado com muito carinho.

Apocalipse 2:1-7. “1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. 2 Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. 3 Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido. 4 “Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. 5 Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. 6 Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio. 7 “Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” (Nova Versão Internacional)

1. A Éfeso do séc. I

Neste vídeo o teólogo e arqueólogo, Dr. Rodrigo Silva, faz uma visita às ruínas da Antiga Éfeso. É uma ótima introdução ao nosso estudo da última terça. Veja o vídeo e responda ao quiz. Além do conhecimento que você vai adquirir, está concorrendo a um presente no final da temporada.

1. Quais são dois personagens importantes do Novo Testamento relacionados a Éfeso?
2. O que Éfeso representava na antiguidade?
3. Qual era a principal deusa adorada em Éfeso?
4. Que importância a cidade tinha no contexto do cristianismo primitivo?
5. Qual a relação de João, o apóstolo, com a cidade?

2. Jesus no Apocalipse

Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Ap 2:1

Se estamos assitindo a um filme ou lendo um livro e não identificamos o protagonista e o enredo da história, nossa compreensão ficará comprometida e não vamos aproveitar o entretenimento muito menos vamos conseguir contar adequadamente para alguém. Agora, imagine uma questão séria como o destino do mundo. Se não compreendermos adequadamento o Apocalipse, vamos imageniar que trata de monstros, símbolos idecifráveis e perder o foco no centro de sua mensagem. As mensagens às sete igrejas sempre começam com uma referência a Jesus porque ele não só é o destinatário, mas também o centro da mensagem.

1 – Quem é o centro do livro? Ap 1:1

¹ Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer…”

2 – O que Ap 5:1-5 nos mostra sobre o protagonismo de Cristo no desenrolar dos acontecimentos proféticos?

¹ Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. ² Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: “Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? ³ Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele. ⁴ Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. ⁵ Então um dos anciãos me disse: “Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos.

3 – A Bíblia nos ensina que Jesus tem o direito de assumir o centro não só do Apocalipse, mas do Universo pelo que Ele é e fez por nós. Veja Colossenses 1:13-20.

¹³ Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, ¹⁴ em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados. ¹⁵ Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, ¹⁶ pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. ¹⁷ Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. ¹⁸ Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia. ¹⁹ Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, ²⁰ e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

4 – Qual promessa Jesus faz no fim do livro? Ap 22:7

Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

No início do livro Jesus é apresesntado como o que estava morto e reviveu, como o que perdoa pecados e nos salva. No centro do livro (Ap 12) ele é aquele que que concede a vitória pelo Seu sangue e no final, depois da longa trajetória de lutas e até opressões a promessa que Ele faz é a de que voltará para nos conduzir a um novo lar.

É feliz quem guarda a profecia do livro porque pode ter esperança e contar com um Senhor que está sempre presente, em todo desenrolar da história desta mundo. Deus está vendo, o Espírito acompanhando e Jesus está voltando!

3. Direito à vida

4. O período profético

5. Resumo semanal

6. Próximo tema

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728