Quem é o Pr. Davi Nery?

Natural de São Paulo, o Pr. Davi Nery é casado com Anne Monteiro e tem duas filhas, Alessandra e Larissa. Adventista desde criança, é formado em Teologia e tem especialização em Missão Urbana e Terapia Familiar. Atualmente cursa sua terceira especialização em Ciência da Religião. Seu verso bíblico preferido é Sl 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.”

A noite escura

1Reis 19:3-4 “Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.”

Querido amigo, que alegria e me dirigir a você agora. Quero compartilhar uma reflexão que faz parte de uma série que ministrei na Igreja da Pituba, em Salvador, intitulada “Noite Escura”.

A “Noite Escura” não é apenas uma fase; é aquele período de imensa prova, de aguda dor e de permanente angústia que nós, filhos de Deus, experimentamos em nossa jornada de fé. Um pensador cristão, Alan Jones, a chama de “segunda conversão”. Para ele – e eu concordo – a Bíblia nos mostra que Deus molda e transforma o pecador justamente mediante o sofrimento.

Quando penso na “Noite Escura”, vêm-me à mente personagens bíblicos como Jó, que teve sua noite escura particular, e José, cujos anos de provação pareciam intermináveis. Até Nabucodonosor passou por sete anos de sua “noite escura”. Lembrem-se de Elias, que, após um grande triunfo, caiu em depressão profunda a ponto de desejar a morte, ou de Jeremias, que amaldiçoou o dia de seu nascimento. Eles vivenciaram a agonia dessa “noite”.

Mas, o apóstolo Paulo é quem, para mim, melhor compreendeu o propósito dessa fase. Ele foi “chamado para sofrer”, como o próprio Jesus disse. E, após anos de privações, insultos e angústias, Paulo pôde declarar: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Porque quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co 12:9-10). Como é que ele conseguia sentir prazer nas angústias? Porque ele entendia que a fraqueza humana é o palco para o poder de Cristo.

Brennan, em seu livro “Assinatura de Jesus”, que inspirou nossa série, diz que a “primeira conversão” é cheia de alegria e entusiasmo, mas a “segunda conversão” – essa noite escura – é marcada por secura, aridez, desolação e uma profunda sensação da ausência de Deus. Para ele, é um período de insegurança, incerteza e abandono que nos transforma.

Essa “noite escura” é, na verdade, um estágio indispensável de crescimento espiritual. Indispensável para o cristão individual e para a igreja. É uma ferramenta de Deus para polir nosso caráter, purificar nosso ego, e nos levar a questionamentos profundos: “O que busco intensamente? Busco a Deus por quem Ele é, ou pelo que Ele pode me dar? Deus é de fato suficiente para mim?”

Eu mesmo, recentemente, passei por uma das noites escuras mais cruéis da minha vida. E minha oração a Deus foi: “Meu único medo é passar por aqui e não aprender as lições que só poderia aprender neste lugar.”

Amigos, tenho aprendido que é na “Noite Escura” que a imagem de Jesus é gravada em nossa alma. Não se concentrem nas perdas ou na dor durante essa fase. Concentrem-se na doce companhia Daquele que é o mais desejado do universo. Aproveitem a noite na Sua companhia, foquem no resultado espiritual e lembrem-se: “quanto mais escuro for sua noite, mais seu Ele é”.

Que Deus nos abençoe a pensar nisso e, de fato, entender o profundo propósito de Sua mão em sua vida, mesmo nas horas mais escuras. Amém.

Motivos de oração

  • Edna Perdão agradece pela vida e providências de Deus e pede orações pela saúde de Maria e pela fé de sua irmã;
  • Zilmar agradece pelo cuidado divino, inclusive pelos momentos difíceis e pede oração por sabedoria e direcionamento;
  • Marta pela oportunidade de estar em um bom lugar;
  • Sebastião agradece pela aoportunidade de estarmos juntos;
  • Ana Cristina pede oração pelo irmão hospitalizado agora;
  • Pr. Jafé Chaves pede pela saúde de Marlene;
  • Carmelinda pede oração pela família e por seu vizinho Carlos;
  • Beatriz agradece pelos negócios e pede oração pelos fracos na fé.