Quem é o Pr. João Marcos?

Natural de Belém/PA, o Pr. João Marcos é casado com a Psicóloga Jéssica Keila, formado em Teologia e até o início desta semana era pastor assistente nas igrejas da região eclesiástica de Lageado Baixo, em Sta. Catarina, inclusive na cidade de Gaspar/SC, onde está a primeira igreja adventista do Brasil (1895).Agora é Pastor titular das igrejas em Garopaba/SC. Seu verso bíblico preferido é Gl 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”

Lições da oração modelo

Mateus 6:9-13 “⁹ Vocês, orem assim: Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. ¹⁰ Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. ¹¹ Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. ¹² Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. ¹³ E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.”

Quero meditar com vocês sobre a oração que Jesus nos ensinou, o famoso Pai Nosso, conforme registrado em Mateus, capítulo 6, a partir do versículo 9. Esta não é apenas uma oração para ser repetida mecanicamente, mas um modelo, um ensinamento profundo sobre como devemos nos relacionar com Deus.

Jesus inicia dizendo: “Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.” A primeira lição é a intimidade: Deus é Nosso Pai, alguém com quem podemos nos achegar. Mas imediatamente Ele nos lembra que este Pai está “nos céus” e Seu nome é “santificado”. Isso nos ensina sobre a soberania e a santidade de Deus. Intimidade não significa irreverência; Ele é o Rei do Universo, merecedor de todo nosso respeito e temor. Seu nome santo revela Sua autoridade e caráter – Ele é Elohim, Yavé, El Shaddai, Jesus, Emanuel. Desrespeitar Seu nome é desrespeitar Sua própria autoridade.

Em seguida, Jesus nos ensina a orar: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” Ao pedirmos o reino, pedimos não apenas as bênçãos, mas a autoridade e o governo de Deus. Nossa vontade deve se render à vontade do céu. Muitas vezes queremos que a vontade de Deus se curve à nossa, mas a verdade é que a vontade d’Ele deve ser soberana sobre a nossa. Isso implica desejar a volta de Jesus e, como disse Pedro, apressá-la. Como? Alcançando pessoas, pregando o evangelho. Se não alcançamos almas, não estamos de fato desejando que o Reino venha, pois a condição para Sua vinda é que o evangelho seja pregado em todo o mundo. A vontade do céu é que sejamos salvos e que salvemos outros.

Depois, a oração desce para a terra com o pedido: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje.” Isso nos lembra de nossa total dependência de Deus para as necessidades básicas da vida. Somos frágeis, mortais, e precisamos do pão diário para sobreviver. É um lembrete da nossa humildade diante do Deus que é infinitamente poderoso e não precisa de nada.

A parte mais impactante vem a seguir: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal [ou maligno].” Jesus conecta o perdão de nossas dívidas (pecados) diretamente à nossa capacidade de perdoar aqueles que nos ofendem. É uma condição radical: se não perdoarmos, Deus não nos perdoará. E por que isso está junto com a libertação do maligno? Porque Satanás trabalha para que não perdoemos, para que o rancor nos consuma e nos leve à perdição. O plano do inimigo é fazer com que a pessoa ferida não perdoe, pois a falta de perdão nos afasta da salvação e rouba nosso coração, impedindo o perdão de Deus sobre nós. Perdoar não é uma condição para o outro, mas um compromisso nosso com Deus para nossa própria redenção.

Concluímos com a doxologia: “Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.” Tudo o que oramos é para reconhecer que o reino, o poder e a glória pertencem a Ele. Nossas vontades devem se alinhar com as vontades do céu.

Ouça abaixo uma entrevista com o convidado da semana

Motivos de oração

  • Ângelo pede oração por uma cunhada que está no hospital e por outra que está em luto pela perda do pai;
  • Fernando Crepalde pede oração por questões financeiras;
  • Ivanildo ​​Pinheiropede oração pela minha família e agradece a Deus pela semana;
  • Marta Santos pede oação por Álvaro e Mara Lúcia pela saúde;
  • Ana Cristina agrdece pelo irmão ter saído do hospital e pede pelo tratamento pós internação, que é hemodiálise e transplante;
  • Reinaldo agradece pelas pessoas que estão tomando a decisão por seguir Jesus;
  • Alice pede oração por aqueles que estão estudando a Bíblia.