Romanos 3:21-24 “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”
Sinto, cada vez mais, que Deus deseja que compreendamos um dos temas mais profundos das Escrituras: a justificação pela fé. Confesso que este assunto não só tem chamado minha atenção, mas também inquietado o meu coração, pois, muitas vezes, nossa compreensão sobre a obra de Cristo na cruz e o nosso papel no plano da salvação pode ser superficial ou distorcida.
A Bíblia nos ensina que fomos separados de Deus por causa do pecado. Perdemos a comunhão com o Pai, e nada do que fazemos, seja esforço próprio, obras boas ou sacrifícios pessoais, é suficiente para nos reconciliar com Ele. Tudo o que há de melhor em mim, minha justiça, não passa de trapos de imundícia diante do padrão divino. Fui confrontado pela verdade de que, ainda em minha natureza carnal, busco por resultados, méritos e reconhecimento, mas Deus nos chama para aceitar Sua graça, redentora.
No centro da mensagem do evangelho está o sacrifício de Jesus na cruz. Tudo o que era necessário para nossa salvação, Ele realizou. Ali, na cruz, a justiça de Deus foi satisfeita e nossa culpa foi removida. Graças a esse ato, não vivo mais sob condenação, mas sou declarado justo porque aceito os méritos de Cristo pela fé. Não sou salvo pelos meus méritos, mas pelo dom da fé e pela justificação que Cristo conquistou em meu favor.
Assim, vivo em gratidão e em dependência constante de Jesus. Não preciso carregar culpas passadas, pois todas foram lavadas pelo sangue do Cordeiro. Isso não me isenta da luta diária contra minha natureza pecaminosa, mas me motiva a buscar Jesus todos os dias, entregar-lhe meus fardos e permitir que Ele transforme meu caráter. Dessa certeza nasce o desejo de impactar minha família, ser bênção para quem me cerca e viver uma vida de preparação para o glorioso encontro com Cristo.
Enquanto enfrentamos lutas, dificuldades e provas, jamais estamos sozinhos. Jesus está ao nosso lado, intercedendo por nós, confirmando nosso nome diante do Pai. Minha oração é que você, sua casa e sua família se fortaleçam nessa maravilhosa certeza.