
Quem é Simone Meirelles?
Natural de Belo Horizonte/MG, Simone Meirelles é casada com o Pr. Cláudio Meirelles e tem um filho. Formada em Administração de empresas e já trabalhou nessa área em várias empresas privadas. Adventista desde criança, seu verso bíblico preferido é Jeremias 29:11 “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
O Salmo da obediência
Salmo 1 1 Bem-aventurado aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na companhia dos zombadores. 2 Ao contrário, a sua satisfação está na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite. 3 É como árvore plantada junto a ribeiros: dá fruto no tempo certo e as suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera. 4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. 5 Por isso, os ímpios não resistirão no julgamento nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!
Este Salmo, que abre o livro dos Salmos, é sobre escolhas e as consequências que elas trazem. O versículo 1 nos diz: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” É uma advertência clara sobre as influências que escolhemos para nossa vida. Como Deus deve gostar de nós quando nos afastamos das más influências, quando não frequentamos o “bar do pecado” ou a “escola dos desbocados”, como uma versão mais direta expressa. Gosto muito dessa versão. É da Bíblia A Mensagem: “1Como Deus deve gostar de você: você não aparece no Bar do Pecado, você não anda à espreita no Beco Sem Saída, você não frequenta a Escola dos Desbocados! 2-3Pelo contrário, você vibra com a Palavra do Eterno, você rumina as Escrituras dia e noite. Você é como uma árvore replantada no Éden, dando frutos novos a cada mês, Que nunca perde suas folhas e que está sempre florescendo. 4-5Você não é, de jeito nenhum, como os perversos, que não passam de poeira ao vento — Sem defesa nos tribunais, são companhia imprópria para as pessoas inocentes. 6O Eterno traça o caminho que você escolhe. Mas o caminho que eles escolhem é uma pista escorregadia.”
Pelo contrário, o versículo 2 nos convida a algo maravilhoso: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Meditar na Palavra de Deus não é apenas ler, mas “ruminar” sobre ela, como a vaca faz, pensando, absorvendo cada essência. É ter prazer em agradar a Deus, em fazer a Sua vontade, ao invés de nos corroer com as ansiedades do dia a dia. Muitas vezes, tomamos decisões na igreja, mas ao sair, esquecemos o compromisso de meditar e praticar.
E a consequência disso, segundo o versículo 3, é belíssima: “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que no devido tempo dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.” Jesus é a água da vida, a fonte inesgotável. Ser uma árvore plantada junto a Ele significa ter vida, dar frutos, oferecer conforto e abrigo. Volta Redonda, por ser tão arborizada, me faz pensar em como precisamos ser essas árvores para as pessoas ao nosso redor, acolhendo, oferecendo suporte, frutos e sombra. Uma árvore só sai do lugar se perder seus nutrientes ou for arrancada; da mesma forma, se estivermos enraizados em Deus, permaneceremos firmes.
Em contraste, os versículos 4-6 mostram que “os ímpios não são assim”, são como palha que o vento dispersa. Eles não prevalecerão no juízo, e seu caminho perecerá. Isso me traz a certeza de que Deus é justo, mesmo que vivamos num mundo injusto e, por vezes, vejamos o ímpio prosperar.
A verdadeira felicidade, para mim, está na obediência. O pecado pode trazer prazer momentâneo, mas sempre resultará em desilusão e sofrimento. A obediência, por sua vez, traz tranquilidade e alegria duradouras, não importam as aflições que enfrentemos neste mundo. Nossa alegria vem do Senhor, e não das circunstâncias.
Para finalizar, deixo três conselhos:
Motivos de oração
- Maria Aparecida agradece pela providência visível e invisível de Deus e pede pelos filhos, Roberto e Nathália;
- Alexandre Magno agradece pela vida e saúde;
- Marta pede pela saúde de todos;
- David Vieira pede oração pela gestação de DâmarisPr. Jafé pede pala família do Pr. Darcy, que perdeu a esposa e está em luto;
- Simone pede por Rúbens, que sofreu um acidente e está tetraplégico;
- Devidson pede pelo trabalho, pelos grandes desafios que tem passado;
- Aline Damasceno pede pela eunião da conferência Geral da Igreja Adventista, reunida de 3-14 de julho;
- Edna Perdão agradece pela libertação da mãe, sóbria há duas semanas.
